Aplicação de toxina botulínica tipo A

Derivado biológico do Clostridium botulinium, a toxina botulínica é um potente relaxante muscular usado para tratar distonias cervicais e segmentares, espasmos hemifaciais, enxaqueca crônica, espasticidade em doenças neurológicas como sequelas de AVC, paralisia cerebral, lesão medular, doença de Parkinson, lombalgias crônicas, fibromialgia, entre outros.

O aumento do tônus muscular (espasticidade) é desencadeado pela perda do controle inibitório central sobre músculos, e é uma das mais desafiadoras sequelas de lesões do sistema nervoso central (SNC). A Espasticidade interfere com o desempenho muscular, mobilidade articular, produz dor, limitação funcional, favorece padrões e posturas viciosas que podem gerar deformidades e atrapalhar até mesmo os cuidados mais simples com higiene e outros hábitos de vida diária.

O bloqueio químico com toxina botulínica nos músculos espásticos produz alívio dos sintomas de dor e rigidez oferecendo melhor posicionamento, performance funcional, alívio de movimentos involuntários indesejados, além de redução do tônus muscular, ganhos funcionais, melhora postural e melhora da qualidade de vida.

O efeito da toxina não é definitivo, sendo necessárias aplicações regulares subsequentes com intervalo mínimo de três meses entre cada uma. Mas o intervalo e doses variam caso a caso e deve ser realizado um registro meticuloso de unidades utilizadas e músculos injetados. São indicadas ainda revisões após 15 dias da aplicação.

É uma técnica de tratamento segura, garantida pelo Ministério da Saúde (MS) para todo o SUS gratuitamente através da dispensação de medicamentos especiais para doenças neurológicas específicas, mediante laudo médico, CID catalogado na Portaria do MS e receita médica com doses e pontos de aplicação. Na saúde suplementar, as operadoras e planos de saúde que são reguladas pela Anvisa, também oferecem o tratamento para as doenças catalogadas nas portarias do MS.

© CORTEX 2017
Todos os direitos reservados

Av. das Américas 19005, Torre 1, Sala 321Absolutto Towers, Recreio dos Bandeirantes, RJ

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *