Consulta em Fisiatria - Medicina física e reabilitação

A Medicina física e reabilitação conhecida também por fisiatria ou medicina de reabilitação, é uma especialidade médica dedicada a maximizar a capacidade funcional e a qualidade de vida de pessoas com limitações e deficiências físicas e/ou cognitivas, e de pessoas com sequelas de doenças que afetam o cérebro, a medula espinhal, os nervos, ossos, articulações, ligamentos, músculos e tendões.

Os fisiatras são médicos especialistas de ampla experiência, que fazem interface com várias especialidades médicas (neurologia, ortopedia, reumatologia, cardiologia, endocrinologia) e com áreas afins do conhecimento, como a neuropsicologia, psicologia, fonoaudiologia, fisioterapia, assistência social. Isso lhes permite diagnosticar e tratar condições incapacitante de pessoas de todas as idades de forma abrangente.

Casos mais comuns atendidos pela fisiatria: paralisia cerebral (PC) ou encefalopatia crônica da infância, lesão medular, lesão cerebral traumática (TCE) e não traumática, acidente vascular cerebral (AVC), esclerose múltipla, poliomielite, síndrome pós pólio, queimaduras, sequelas de outras doenças neurológicas, intestino e bexiga neurogênica, manejo de úlcera de pressão, espasticidade e dor crônica. Pequenas incapacidades por lesões ortopédicas: contratura muscular, gonalgia, gonartrose, artrose, espondiloartrose esporão de calcâneo, tendinite, fascite plantar, dor e disfunção relacionadas à coluna (cervicobraquialgia, lombalgia,lombociatalgia, hérnia de disco), fibromialgia, recuperação pós cirurgias ortopédicas (artroplastia total de joelho, quadril, artrodese de coluna), lesões ocupacionais e síndromes de esforço repetitivo (overuse).

A consulta com o fisiatra também pode contemplar a prescrição ou receita de cadeira de rodas, andadores, muletas, órteses e outras tecnologias assistivas.  A confecção de laudos para perícias, processos judiciais, comprovação de deficiência para concursos, obtenção de benefícios sociais, tais como isenção de impostos, auxílio invalidez, aposentadoria especial, passe livre, habilitação para condutores, entre outros, também costuma ser útil e imprescindível para pacientes e suas famílias.

Programas de tratamentos clássicos como a acupuntura, o gelo, a manipulação, eletroterapia e exercícios, além de tratamentos de ponta como a aplicação de toxina botulínica, tratamento com ondas de choque, tecnologias assistivas elétricas, eletrônicas e de realidade virtual, fazem parte do seu arsenal terapêutico do médico fisiatra. Enfim, ele trata a pessoa inteira, e não apenas a área problemática. Essa diversidade clínica do fisiatra é o que o torna único e impactante para tantas pessoas atendidas.

© CORTEX 2017
Todos os direitos reservados

Av. das Américas 19005, Torre 1, Sala 321Absolutto Towers, Recreio dos Bandeirantes, RJ

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *