Avaliação Neuropsicológica

Exame que visa avaliar aspectos do comportamento e processos mentais mediante entrevistas e aplicação de testes cognitivos.Pode ser realizado por pessoas de todas as idades a fim de identificar a origem, gravidade e repercussão das alterações cognitivo-comportamentais.Os resultados são documentados em um laudo neuropsicológico, útil para complementar diagnósticos, definir encaminhamentos e terapias.

Principais funções avaliadas

Atenção Percepção visual Raciocínio lógico
Linguagem Memória Planejamento
Controle de impulsos Controle motor Leitura, escrita e cálculo
Personalidade Humor Autonomia

 

Como é feito?

O exame é realizado por psicóloga com competência profissional certificada pela Sociedade Brasileira de Neuropsicologia. Por se tratar de uma avaliação de alta complexidade, o paciente deverá comparecer ao consultório semanalmente e ao longo de quatro sessões serão aplicados em média 20 testes e tarefas. O material do exame é normatizado, isto é, foi aplicado em grande quantidade de indivíduos brasileiros com a mesma faixa de idade e escolaridade do paciente. Normas e métodos estatísticos permitem classificar o desempenho do paciente em mediano, superior ou inferior ao esperado. O exame pode ser solicitado por médico neurologista, pediatra, geriatra,psiquiatra, ou indicado por psicólogo, fonoaudiólogo, psicopedagogo e instituição escolar.

 

 

© CORTEX 2017
Todos os direitos reservados

Av. das Américas 19005, Torre 1, Sala 321Absolutto Towers, Recreio dos Bandeirantes, RJ

2 respostas a “Avaliação Neuropsicológica”

  • Fiz o teste neuropsicologico com a Diana e gostei muito da sua conduta ao longo de suas avaliações. O local é agradável e apropriado para O teste. Foi uma experiência importante para meu auto conhecimento. Excelente profissional. Ética e correta.

  • Realizei uma consulta com a Neuropsicologa Diana Góes na avaliação de QI , foi de extrema importância para o meu auto conhecimento e saber o lado positivo e negativo da minha vida acadêmica(estudos,horários,planejamentos,rotinas) .Todas as sessões tive experiencias de compreensão ,de sabedoria e de fundamentos.Uma excelente profissional que me ajudou a ter clareza em muitas situações pessoais e também trouxe bastante entendimento de cada etapa de exercícios .Quanto a essa questão ,indico a Avaliação Neuropsicológica para quem quer compreender mais de si e saber como ajustar e/ou organizar seus pensamentos,tempo e dedicações.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *